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Utilize a técnica MVP

Pretendes lançar um produto ou serviço inovador?
Utilize a técnica MVP 👌

– O que é um MVP?

Muitos empreendedores ainda pensam em criar grandes soluções e colocá-las no mercado rapidamente e com grandes investimentos, sem um protótipo ou teste. O resultado pode ser bastante desastroso. Além da frustração, caso o lançamento da ideia não seja como esperado, o empreendedor poderá contabilizar apenas perdas de tempo e de recursos. Já com um MVP, o empresário poderá considerar a primeira versão de uma ideia, um teste realizado com o mínimo de recursos possíveis para conhecer na prática a reação do público geral, a compreensão do cliente sobre aquilo e se de fato o produto/serviço/solução é eficaz. Além de validar a ideia, o Mínimo Produto Viável oferece outras vantagens, como: . Um termômetro do mercado; . Investimento inteligente, combatendo desperdícios; . Menos retrabalho; . Aumenta a compreensão sobre o público-alvo e clientes; . Possibilita a identificação e a correção de erros rapidamente.

– Quais são as características obrigatórias para um MVP?

Entre as características essenciais para um MVP, estão: -> Fazer parte de um planejamento estratégico; -> Foco na proposta de valor e na criação da hipótese; -> É econômico do ponto de vista financeiro, de tempo e de desenvolvimento; -> Contém indicadores de desempenho para a avaliação, aprendizado e aplicação das melhorias necessárias.

– Como criar um MVP em 5 passos?

Antes de tudo, entenda: não existe um modelo único de validar um produto mínimo viável. Devem ser considerados diversos fatores como o tipo de negócio, os clientes e a equipe envolvida para desenvolvê-lo. Porém, existem alguns passos que podem ajudar neste processo:

1. Defina a proposta de valor 

Um dos fatores primordiais para o sucesso do MVP é a proposta de valôr. Um dos primeiros passos de criação de um MVP envolve saber exatamente qual problema seu projeto irá solucionar e como será feito. Tudo deverá ser documentado e sempre que necessário, ser utilizado como um guia na hora do desenvolvimento.

2. Monte sua equipe

Antes de começar a desenvolver a ideia é preciso montar uma equipe, preferencialmente uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes disciplinas, trabalhando em um objetivo comum. Este time precisa ter a visão completa da ideia e ter a capacidade de identificar as melhorias e realizar as alterações necessárias. Entre os membros do time destacamos profissionais com conhecimentos técnicos para garantir a viabilidade do projeto, como finanças, gestão e atendimento ao cliente.

3. Defina os atributos do produto/serviço/solução

Consciente da proposta de valor do projeto e com a equipe formada, o próximo passo é avançar quanto aos atributos do projeto, ressaltando sempre o significado das palavras “mínimo” e “viável”, presentes na sigla MVP. Lembre-se que a ideia é acelerar o ciclo de desenvolvimento, poupar tempo e investimentos, buscando sempre os atributos essenciais para o primeiro teste. Além disso, é preciso estabelecer quais serão os resultados esperados (indicadores de desempenho) com o MVP no mercado.

4. Desenvolvimento e lançamento

Após essas três etapas, não há tempo há perder! O empreendedor já está pronto para validar a solução. Entretanto, é importante destacar que, apesar da economia de tempo e recursos, o MVP precisa estar pronto para apresentar valor ao público-alvo. A partir deste momento poderão ser colhidos feedbacks reais para a construção de uma solução completa e competitiva.

5. Análise e identificação de melhorias

Após o lançamento do seu MVP, chega a hora de analisar os indicadores de desempenho pré-estabelecidos, coletar feedbacks e pensar em melhorias. É importante sempre tentar estimular esse compartilhamento de avaliações e informações. Importante: Mesmo que o teste tenha resultados positivos, não significa que o processo  acabou, deve-se sempre buscar formas de melhorar cada vez mais a ideia.

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