– O que é um MVP?
Muitos empreendedores ainda pensam em criar grandes soluções e colocá-las no mercado rapidamente e com grandes investimentos, sem um protótipo ou teste. O resultado pode ser bastante desastroso. Além da frustração, caso o lançamento da ideia não seja como esperado, o empreendedor poderá contabilizar apenas perdas de tempo e de recursos.
Já com um MVP, o empresário poderá considerar a primeira versão de uma ideia, um teste realizado com o mínimo de recursos possíveis para conhecer na prática a reação do público geral, a compreensão do cliente sobre aquilo e se de fato o produto/serviço/solução é eficaz.
Além de validar a ideia, o Mínimo Produto Viável oferece outras vantagens, como:
. Um termômetro do mercado;
. Investimento inteligente, combatendo desperdícios;
. Menos retrabalho;
. Aumenta a compreensão sobre o público-alvo e clientes;
. Possibilita a identificação e a correção de erros rapidamente.
– Quais são as características obrigatórias para um MVP?
Entre as características essenciais para um MVP, estão:
-> Fazer parte de um planejamento estratégico;
-> Foco na proposta de valor e na criação da hipótese;
-> É econômico do ponto de vista financeiro, de tempo e de desenvolvimento;
-> Contém indicadores de desempenho para a avaliação, aprendizado e aplicação das melhorias necessárias.
– Como criar um MVP em 5 passos?
Antes de tudo, entenda: não existe um modelo único de validar um produto mínimo viável.
Devem ser considerados diversos fatores como o tipo de negócio, os clientes e a equipe envolvida para desenvolvê-lo. Porém, existem alguns passos que podem ajudar neste processo:
1. Defina a proposta de valor
Um dos fatores primordiais para o sucesso do MVP é a proposta de valôr.
Um dos primeiros passos de criação de um MVP envolve saber exatamente qual problema seu projeto irá solucionar e como será feito. Tudo deverá ser documentado e sempre que necessário, ser utilizado como um guia na hora do desenvolvimento.
2. Monte sua equipe
Antes de começar a desenvolver a ideia é preciso montar uma equipe, preferencialmente uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes disciplinas, trabalhando em um objetivo comum.
Este time precisa ter a visão completa da ideia e ter a capacidade de identificar as melhorias e realizar as alterações necessárias.
Entre os membros do time destacamos profissionais com conhecimentos técnicos para garantir a viabilidade do projeto, como finanças, gestão e atendimento ao cliente.
3. Defina os atributos do produto/serviço/solução
Consciente da proposta de valor do projeto e com a equipe formada, o próximo passo é avançar quanto aos atributos do projeto, ressaltando sempre o significado das palavras “mínimo” e “viável”, presentes na sigla MVP.
Lembre-se que a ideia é acelerar o ciclo de desenvolvimento, poupar tempo e investimentos, buscando sempre os atributos essenciais para o primeiro teste.
Além disso, é preciso estabelecer quais serão os resultados esperados (
indicadores de desempenho) com o MVP no mercado.
4. Desenvolvimento e lançamento
Após essas três etapas, não há tempo há perder! O empreendedor já está pronto para validar a solução.
Entretanto, é importante destacar que, apesar da economia de tempo e recursos, o MVP precisa estar pronto para apresentar valor ao público-alvo. A partir deste momento poderão ser colhidos feedbacks reais para a construção de uma solução completa e competitiva.
5. Análise e identificação de melhorias
Após o lançamento do seu MVP, chega a hora de analisar os indicadores de desempenho pré-estabelecidos, coletar feedbacks e pensar em melhorias. É importante sempre tentar estimular esse compartilhamento de avaliações e informações.
Importante: Mesmo que o teste tenha resultados positivos, não significa que o processo acabou, deve-se sempre buscar formas de melhorar cada vez mais a ideia.